Administracion de Empresas

miércoles, 12 de enero de 2011

Produto nominal X produto real (I)

O valor do produto varia de um ano para outro. Geralmente, o valor do produto no ano t é nominalmente maior do que o valor do produto registrado no ano t–1, isto é, no ano anterior. Esta diferença de valor pode ser explicada por duas variáveis: por variação dos preços (P) e/ou por variações nas quantidades
produzidas (Q).
A partir desta constatação, é possível distinguir dois conceitos muito importantes da contabilidade nacional: o produto nominal e o produto real.
O produto nominal – também chamado de produto a preços correntes - corresponde ao valor do produto medido aos preços vigentes no ano de referência. Matematicamente, é obtido pelo somatório do valor da produção de todos os bens e serviços finais de uma economia. Ou formalmente:
Produto nominal = Σ Pi x Qi
onde i varia de 1 a n produtos.
Pela fórmula acima, verifica-se que o produto nominal pode aumentar ou diminuir em função tanto dos preços quanto das quantidades produzidas dos bens e serviços finais.
Já o produto real – também chamado de produto a preços constantes - corresponde à quantidade física de bens e serviços produzidos pela economia. Ou seja, o produto real somente varia se houver uma variação na quantidade física efetivamente produzida. E parece óbvio que quanto maiores as quantidades produzidas de todos os bens ou serviços, maiores e melhores são as condições médias de vida dos cidadãos, já que aumentos na produção implicam aumentos no nível de renda e, por conseqüência, do nível de consumo da população.
Assim, o que interessa saber não é se o produto nominal está crescendo de um ano para o outro – já que este aumento pode ser causado simplesmente por um aumento dos preços – e sim saber se o produto real está também crescendo ou não.

No hay comentarios:

Publicar un comentario