Administracion de Empresas

jueves, 13 de enero de 2011

Produto nominal X produto real (II)

Como o valor do produto nominal de um determinado ano embute variações no nível médio de preços e também eventuais variações no quantum físico produzido, para que possamos saber o valor do produto real daquele ano e podermos verificar se este valor é ou não maior do que o do ano anterior, é necessário que sejam anuladas ou isoladas as variações no produto provocadas por variações nos preços. Se fizermos isso, qualquer variação para mais ou para menos no valor do produto será explicada por variações nas quantidade produzidas. Este processo não é muito complicado. Ao contrário, é até muito simples, conforme mostraremos a seguir.
Considere, primeiramente, os dados constantes da Tabela 2, abaixo:
Tabela

A título de exercício, suponha que, para os anos compreendidos entre 1999 e 2003, o produto nominal registrou os valores que aparecem na Coluna 2. Como se pode ver, os valores nominais do produto cresceram muito de um ano para o outro – o que certamente pode ser explicado por aumentos de preços e também por aumentos na quantidade física de bens e serviços produzidos. Temos, então, de isolar ou eliminar as variações do produto nominal causadas por aumentos de preços – o chamado
“efeito-preço”. Depois que fizermos isso, as eventuais diferenças entre os valores do produto de um ano para o outro serão creditadas exclusivamente a variações no quantum físico produzido – isto é, no produto real.
Para eliminarmos o efeito-preço, é preciso que adotemos um índice de preços qualquer. No caso do produto interno ou nacional, geralmente é utilizado o chamado deflator implícito do produto (DIP) – que é calculado tomando por base as variações de preços dos produtos agrícolas, dos produtos industriais e dos serviços (setores que formam o PIB), ponderados pelo tamanho de cada setor.
Por hipótese, imaginamos que o índice médio anual do DIP que, num determinado ano-base, digamos 1995, era 100,0, com o aumento dos preços registrou, de 1999 a 2003, os valores constantes da Coluna 3, da Tabela 2. A diferença percentual do índice de um ano para o outro seria, grosso modo, a taxa de inflação do ano, medida por este DIP.

No hay comentarios:

Publicar un comentario