Administracion de Empresas

jueves, 16 de diciembre de 2010

As unidades familiares

. As empresas
. O governo
No sistema econômico, às unidades familiares cabe o papel de fornecer os recursos produtivos às empresas (recursos naturais, mão-de-obra, capital, capacidade empresarial, etc.), recebendo, em troca, uma remuneração ou renda – (que pode ser:
salários, aluguéis, juros e lucros) - que, num momento seguinte, será voltada para adquirir das empresas bens e serviços de que necessitam.

As empresas, por seu turno, demandam das unidades familiares os recursos produtivos de que precisam, remunerandoas com uma renda (salários, aluguéis, juros e lucros), enquanto ofertam para as mesmas os bens e serviços que produzem.
Ao governo cabe o papel principal de regulador da atividade econômica e de provedor dos chamados “bens públicos”- dos quais são exemplos, como já vimos, a segurança nacional, o serviço de polícia, a administração da justiça - além de garantir o fornecimento dos denominados “bens meritórios”, como educação e saúde. Para o desempenho dessas atividades, o governo arrecada impostos dos agentes econômicos como, por exemplo, o imposto de renda (IR) e o imposto sobre produtos industrializados (IPI).
Na contabilidade nacional, o governo é constituído pelos órgãos da chamada Administração Direta – basicamente, os Ministérios e as Secretarias - considerados os três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Como o governo, em regra, não tem o objetivo de auferir lucro, as empresas públicas e sociedades de economia mista, das quais o governo seja acionista, são incluídas no item empresas (no setor privado).
Num modelo mais completo, teríamos de incluir um quarto agente econômico, denominado comumente de resto do mundo e que responde pelas importações e exportações de bens e serviços do país.

No hay comentarios:

Publicar un comentario