Administracion de Empresas

viernes, 17 de diciembre de 2010

Conceitos Básicos: a Mensuração do Produto e da Renda e da Despesa

A contabilidade nacional proporciona medidas agregadas do valor de mercado dos bens e serviços finais produzidos na Economia durante um certo período, geralmente um ano.
Dependendo dos itens computados nesta medição, obtêm-se diferentes medidas deste produto.
Assim, por exemplo, temos o conceito Produto Interno Bruto que pode ser definido assim: Produto interno bruto (PIB) corresponde à soma dos valores de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia, durante um
certo período.3 Há três aspectos que devemos observar nessa definição:
primeiro, que estamos falando de bens e serviços finais – o que quer dizer que, para evitar a dupla contagem, não podemos somar o valor da produção do aço e/ou o valor da produção da borracha, etc. – que são matérias-primas – com o valor do carro, pois no valor deste – que é um bem final – já estão incluídos os valores das matérias-primas utilizadas em sua produção.
Um outro aspecto a observar é que, na contabilidade nacional, a produção é entendida como qualquer atividade que aumente a quantidade e/ou valor do bem ou serviço. Assim, considera-se produção não somente a transformação de uma matéria-prima num produto novo, mas também as atividades de transporte, de intermediação financeira, de comercialização, e de prestação de serviços em geral.
Um terceiro ponto a ser observado é que não entram no cálculo do valor do Produto as transações que envolvam troca de ativos que não foram produzidos no ano ou período considerado, como, por exemplo, a compra e venda de imóveis e de carros usados.

No hay comentarios:

Publicar un comentario