Administracion de Empresas

jueves, 27 de septiembre de 2012

A Formação de Expectativas - I

Os modelos econômicos podem ser classificados quanto ao processo de formação de expectativas, em dois grupos. Aqueles que admitem um mecanismo de expectativas pré-determinado ao modelo, baseado em geral, nos valores passados da variável que se deseja prever. 
O segundo grupo se caracteriza pelo fato das variáveis esperadas serem endógenas, e portanto explicadas dentro do próprio modelo. Nos modelos de expectativas pré-determinadas cabe mencionar três mecanismos bastante populares em estudos empíricos. 
O primeiro e mais simples é o mecanismo de expectativa estática, ou repetitiva, segundo o qual o valor esperado hoje, para amanhã, é igual ao último valor observado da variável. Em símbolos:
O segundo mecanismo é o da expectativa extrapolativa em que o valor esperado da variável é igual ao último valor observado, adicionado de uma componente que mede a contribuição da variação mais recente da variável. Isto é:
onde θ é o parâmetro a ser determinado empiricamente.
O terceiro mecanismo é o da expectativa adaptativa, no qual a previsão da variável é igual à última previsão, adicionada a uma componente que leva em conta o erro de previsão cometido no período anterior. Em símbolos:

No hay comentarios:

Publicar un comentario