Administracion de Empresas

martes, 25 de septiembre de 2012

A Teoria da Renda Nominal - III

O ingrediente básico da teoria quantitativa clássica consiste na hipótese de que a velocidade-renda da moeda é constante, o que implica na proporcionalidade entre a renda nominal e o estoque de moeda.
ou seja, o estoque de moeda determina o comportamento da renda nominal. A hipótese adicional de que a renda real seria constante implicaria na proporcionalidade entre o nível de preços e a quantidade nominal da moeda. Com o título "A Teoria da Renda Nominal", Milton Friedman publicou em 1970 um trabalho que tinha como escopo apresentar um modelo monetarista que seria uma alternativa ao modelo keynesiano das curvas IS e LM. Este modelo seria a moldura sob a qual se assenta a sua extensa análise de vários episódios da história monetária dos Estados Unidos. Friedman duas hipóteses básicas.
A primeira é de que a elasticidade-renda da moeda é unitária. A segunda hipótese de Friedman é de que a atual taxa nominal de juros é "amplamente determinada pela taxa que é esperada prevalecer no longo prazo", isto é:

onde ρ* é a taxa de juros real que atualmente se antecipa e πe é a taxa de inflação que se espera para o período. Cabe observar que não é fácil imaginar-se o processo de arbitragem pelo qual esta taxa seria mantida firmemente no mercado.

No hay comentarios:

Publicar un comentario