Administracion de Empresas

lunes, 3 de septiembre de 2012

Oferta e Demanda de Reservas Bancárias - I

Uma maneira bastante simples de se entender o comportamento do mercado monetário é através do mercado de reservas bancárias. A demanda de reservas bancárias por parte dos Bancos Comerciais depende da demanda de depósitos à vista do público. Isto é
Rd = τ D d

Como M=C+D=(δ+1)D, segue-se que a demanda de depósitos à vista é dada por uma fração de quantidade demandada de moeda: Combinando-se essas duas equações chega-se à equação de demanda de reservas bancárias dos Bancos Comerciais: Suponha-se que o Banco Central controla as reservas bancárias através da política de mercado aberto (open-market), comprando ou vendendo títulos. Logo, a oferta de reservas bancárias é dada por: Rs = R O equilíbrio no mercado de reservas requer que a quantidade ofertada seja igual à quantidade demandada: Rs = Rd Substituindo-se as equações de demanda e oferta nesta condição de equilíbrio, obtém-se: ( )
Figura 18. Mercado de Reservas Bancárias

O equilíbrio no mercado de reservas bancárias está representado graficamente na Figura 18. O eixo vertical mede a taxa de juros, enquanto no eixo horizontal representase o nível de reservas. Supõe-se que no curtíssimo prazo o nível de renda é constante e que o nível de preços, assim como os parâmetros δ e τ estão dados. Quando o nível de reservas bancárias é fixada em Ro, a taxa de juros de equilíbrio será igual a ro. A figura 19 descreve a estática comparativa do modelo. Deslocamentos para cima e para a direita da curva de demanda de reservas bancárias, provocados, seja por aumentos do índice de preços, do nível de renda real, da taxa de recolhimento compulsório ou de 28 redução da proporção que o público deseja manter seus meios de pagamentos sob a forma de papel moeda, leva a um aumento da taxa de juros. Por outro lado, aumento do nível de reservas de Ro para R1, como na Figura 19b, faz com que a taxa de juros diminua de ro para r1.

No hay comentarios:

Publicar un comentario