Administracion de Empresas

miércoles, 26 de septiembre de 2012

A Teoria da Renda Nominal - IV

Com estas hipóteses, segue-se que a renda nominal é determinada pelo estoque de moeda, ou seja:
A teoria da renda nominal, segundo Friedman, não se preocuparia em explicar como variações da renda nominal afetariam, separadamente, a renda real e o nível de preços. Entretanto, esta não é a única conclusão que se chega com o modelo keynesiano das curvas IS-LM. 
Com efeito, duas interpretações são possíveis. A primeira é de que a curva IS é horizontal e o investimento é infinitamente elástico à taxa de juros. Neste caso, a renda nominal é proporcional ao estoque de moeda, como já foi visto anteriormente na seção onde apresentamos os casos particulares da equação de demanda agregada. A segunda interpretação é de que a equação da taxa de juros proposto por Friedman é uma equação adicional e que ela, portanto, completa o modelo. 
Nestas circunstâncias, as três variáveis endógenas, o nível de preços, o nível de renda real e a taxa de juros nominal, estão em princípio determinadas. A teoria da renda nominal na verdade explicaria, dentro desta interpretação, não somente a evolução da renda nominal, mas também a variação de renda real, e, por via de conseqüência, o nível de preços.

No hay comentarios:

Publicar un comentario