Administracion de Empresas

viernes, 28 de septiembre de 2012

A Formação de Expectativas - II

Quando o parâmetro λ for igual a zero, obtém-se como caso particular a expectativa estática. A fórmula anterior pode ser escrita, também, do seguinte modo:
Esta expressão mostra que o valor esperado é igual a uma média ponderada da última previsão e do valor mais recente da variável. Outro aspecto interessante revelado por esta fórmula é que o mecanismo de expectativa adaptativa segue uma equação de diferenças finitas de primeira ordem.
Para analisar-se uma propriedade importante deste mecanismo, suponha-se que a variável que se deseja prever, a partir de um certo instante, tem valor constante : p p p t − t = = = 1 . O diagrama de fases da equação p p t e t = + − − λ λ 1 (1 ) p está representado na Figura 36.
A interseção desta equação com a reta de 45° é o ponto de equilíbrio, para o qual converge o valor esperado da variável, que se torna igual a p. Observe-se, através do diagrama de fases, que o mecanismo de expectativa adaptativa conduz a erros sistemáticos de previsão.
Com efeito, se o valor esperado inicial for igual a po e todos os erros de previsão que serão cometidos daí por diante serão negativos; se o valor esperado inicial fosse igual a pe 1 os erros de previsão seriam todos positivos. É bastante difícil acreditar que um agente econômico que usasse tal mecanismo não aprendesse com a experiência e continuasse a cometer erros sistemáticos. Apesar da simplicidade deste exemplo, esta característica é comum a todos os modelos que supõem expectativas pré-determinadas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario