Administracion de Empresas

miércoles, 14 de noviembre de 2012

A Crítica de Lucas aos Modelos Econométricos Tradicionais - I

Lucas em um trabalho clássico criticou o uso de modelos econométricos tradicionais na avaliação de resultados de políticas econômicas alternativas. Esta crítica baseia-se no fato de que, em geral, quando a política econômica muda, os parâmetros das equações do modelo também mudam. Logo, admitir-se que os parâmetros do modelo são invariáveis as políticas econômicas alternativas conduzem a previsões erradas. Lucas ilustrou esta proposição com vários exemplos, inclusive dois com a sua curva de oferta. Nesses dois exemplos, que estão reproduzidos a seguir, supõe-se que o nível de preços, ou a taxa de inflação é uma variável de política econômica. 
Exemplo 1 
Admita-se que o nível geral de preços segue um processo estocástico do tipo passeio aleatório com tendência (random walk with drift).
onde εt tem distribuição normal com média π e variância σ2 :ε t ~ N (π ,σ 2 ) . A esperança matemática de pt, condicionada pela informação existente no período t-1. é igual a :
Num período em que π e σ2 forem constantes (não houver mudanças de política econômica), esta equação estaria indicando uma relação de trocas entre o produto real e a inflação, que na verdade não existe. É fácil verificar-se que se a taxa de inflação média π, passar de um patamar para outro não haverá ganhos permanentes em termos de produto.

No hay comentarios:

Publicar un comentario