Administracion de Empresas

viernes, 9 de noviembre de 2012

A Curva de Oferta de Lucas - I

O modelo de oferta de Lucas supõe que os mercados são competitivos e estão sempre em equilíbrio, os agentes são racionais e a informação é imperfeita. Cada agente conhece o preço do bem que ele vende, mas desconhece o nível geral de preços da economia. Nestas circunstâncias é difícil distinguir no seu preço o componente que reflete mudanças na economia como um todo, do componente que significa mudança do seu preço relativo. Este problema de informação leva os agentes econômicos a tomarem decisões no curto prazo que divergem daquelas tomadas no longo prazo. No curto prazo os agentes variam o nível de produção por não saberem extrair dos sinais emitidos pelo mercado a informação precisa se a variação do seu preço lhe é específica, ou se ela é comum a todos os mercados. O modelo, por simplicidade, admite que existe um único produto na economia que é vendido por firmas em um grande número de mercados competitivos, que estão dispersas como se fossem um grande número de ilhas isoladas. Em cada ilha (mercado) as firmas conhecem o preço que está sendo praticado ali, mas desconhecem os preços que estão sendo cobrados nas outras ilhas. Isto é:
onde pit é o preço no iésimo mercado no período t, pt é o nível geral de preços no período t, e Zit é o componente que reflete variações de preços relativos entre vários mercados. O preço pit é conhecido pelos participantes do iésimo mercado, mas a divisão nos seus dois componentes é desconhecida.

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