Administracion de Empresas

lunes, 1 de octubre de 2012

A Formação de Expectativas - V

Num modelo econômico qualquer, as variáveis que dele participam podem ser classificadas em endógenas e exógenas. As variáveis endógenas são explicadas pelo modelo, enquanto as exógenas são determinadas fora do modelo. As variáveis exógenas são as variáveis que movem o modelo, no sentido de que são suas variações que acarretam mudanças nas variáveis endógenas. 
Na hipótese de expectativas racionais, as previsões das variáveis endógenas, que entram como argumentos no modelo, dependerão dos valores esperados das variáveis exógenas, com a informação disponível no momento em que as previsões são feitas. Haverá, portanto, necessidade de se explicitar, nos modelos que adotam a hipótese de expectativa racional, o processo pelo qual as variáveis endógenas são geradas. 
A hipótese de que o erro de previsão na média é igual a zero, E (ut/It-1) = 0, significa dizer que os agentes econômicos embora errem nas suas previsões, os erros positivos cometidos em alguns períodos cancelam-se com os erros negativos ocorridos em outros períodos. 
A hipótese de que a correlação de erros de previsão em diferentes períodos é igual a zero, E (ut us /It-1) = 0, t ≠ s, implica em que esses erros não apresentam nenhum padrão, e que, portanto, eles não têm caráter sistemático, pois toda informação disponível já foi utilizada na previsão. Consequentemente, os erros de previsão não devem estar correlacionados com qualquer tipo de informação que pertença ao conjunto de informação It −1. Isto é, o erro de previsão é ortogonal a qualquer variável Zs que pertença ao conjunto It −1 :

No hay comentarios:

Publicar un comentario