Administracion de Empresas

jueves, 11 de octubre de 2012

A OFERTA AGREGADA

A oferta agregada no modelo de curto prazo, pode ser desenvolvida a partir de diferentes concepções do funcionamento do mercado de mão-de-obra, da fixação de preços pelas empresas, de diferentes hipóteses quanto à flexibilidade do sistema de preços na economia e quanto aos mecanismos de formação de expectativas dos agentes econômicos. 

Em alguns modelos supõe-se mercados competitivos onde as empresas são tomadoras de preços (price takers), com preços iguais aos custos marginais de produção, em outros modelos admite-se que as empresas determinam seus preços adicionando-se ao custo unitário de produção, uma certa margem (as empresas são, nestas circunstâncias, price makers). 

Em vários modelos, admite-se que existe, pelo menos no curto prazo, rigidez nos salários, rigidez esta que é responsável pela existência de desemprego na economia. Nos modelos que serão apresentados a seguir, deduz-se uma correlação positiva, no curto prazo, entre o nível de preços e o nível de renda real, ou entre a taxa de inflação e a renda real. No longo prazo, o nível de preços ( ou a taxa de inflação) independe do nível de renda real da economia. No curto prazo, o modelo apresenta propriedades keynesianas com ajustes nas quantidades e nos preços. No longo prazo, o modelo torna-se neoclássico, pois todos os ajustes são nos preços.

No hay comentarios:

Publicar un comentario