Administracion de Empresas

domingo, 14 de octubre de 2012

Modelo Neoclássico - III

negativamente inclinada. Na Figura 2b o eixo vertical mede o salário nominal. Neste caso, a curva de demanda depende do nível de preços. Assim, para o nível de preços P1, a curva de demanda D(P1) está acima dos pontos correspondentes à curva D(Po), pois P1 é maior que Po.
 Admita-se que a quantidade de mão-de-obra ofertada depende do salário real do indivíduo, e que essas duas variáveis estão positivamente correlacionadas. Isto é:
Na Figura 3a representa-se esta equação pela curva SS. No eixo vertical mede-se o salário real e no eixo horizontal o volume de emprego. A curva é positivamente inclinada, pois supõe-se que o salário real e o nível de emprego movem-se na mesma direção pelo lado da oferta. Na Figura 3b o eixo vertical mede o salário nominal. Agora, para cada nível de preços corresponde uma curva de oferta.. Assim, para o volume de emprego igual a No, o salário nominal desejado pelos trabalhadores é igual a Wo quando o nível de preços é Po, e igual a W1 quando o nível de preços é P1.
a) Salário Real x Emprego           b) Salário Nominal x Emprego
Figura 3. A Oferta de Mão-de-Obra

No hay comentarios:

Publicar un comentario