Administracion de Empresas

martes, 2 de octubre de 2012

Expectativa do Preço Futuro e o Conjunto de Informações - I

Quando as variáveis forem medidas em termos discretos deve-se precisar cuidadosamente o conjunto de informações disponíveis para os agentes econômicos que tomam decisões de dispêndio em função da taxa de juros real esperada, pois a taxa de inflação esperada entra como argumento na equação de demanda agregada justamente pelo fato da taxa de juros real esperada influenciar as decisões de investimento. Quando o índice de preços do período t, pt for uma informação disponível no momento de investir, a equação de demanda agregada pode ser escrita como:
Onde pt e +1 é o nível de preços esperado para o período t+1, com a informação disponível no período t. Isto é, p p t e t t e + + − = 1 1 π é a taxa de inflação que se antecipa, no período t, para o período seguinte. Observe-se que na equação com variável pt no lado esquerdo, a soma dos coeficientes de mt e pt e +1 é igual a 1. Esta propriedade contém algumas implicações que serão analisadas mais adiante. Imagine-se, agora, que no momento de investir, o índice de preços pt ainda não é conhecido. A equação de demanda agregada seria, então, dada por:
onde a notação t t pe −1 +1 indica que o índice de preços esperado para o período t+1 é baseado no conjunto de informações disponíveis no período t-1.
O símbolo pt e representa o índice de preços esperado para o período t, no período t-1. Neste caso, preferimos não incluir o índice t-1 no lado esquerdo da variável pt e para não sobrecarregar a notação. Daqui por diante adotaremos esta convenção ou seja, quando não houver um índice do lado esquerdo da variável, o valor esperado refere-se ao valor que era antecipado no período anterior: p p t e t t = e −1 .

No hay comentarios:

Publicar un comentario